
Tudo começou em 2004 no CIEP BRIZOLÃO ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA em São João de Meriti, na Baixada Fluminense onde o projeto nasceu com a proposta de ampliar a comunicação na comunidade escolar e criar espaços na mídia para o protagonismo infanto-juvenil. Fizemos uma chamada geral para toda comunidade escolar participar e de mais de 100 alunos se inscreveram.
Após a seletiva e treinamento foram formadas três equipes com doze alunos cada. A rádio foi batizada pelos alunos como Rádio Escola Fala Sério e durante os oito anos de projeto eles ocuparam a programação de duas rádios comunitárias da cidade, cobriram eventos externos e concederam entrevista para TV ALERJ.
PROJETO RÁDIO ESCOLA FALA SÉRIO
Em 2007 nosso coordenador Jorge Moreno foi convidado pela direção da rádio 98FM em Belo Horizonte para replicar o projeto na Escola Municipal Padre Guilherme Peter’s na comunidade de São Lucas. Após ações da 98FM na unidade escolar foi formada a primeira equipe de comunicadores, os alunos receberam bolsa integral para o curso de locução na Escola de Comunicação Beth Seixas, na sequência tiveram acesso aos estúdios da emissora e passaram a produzir conteúdo e campanhas educativas. Essa turma também deu entrevista para TV ESTÁCIO de BH.
Em 2010 foi criada a primeira versão da rádio online com o conteúdo produzido nas oficinas do Rio e de Belo Horizonte e depois passou a se chamar Rádio Sarau, agraciada com o Prêmio A.P.C.A 2013 (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor rádio da Internet.
APCA 2013 Prêmio melhor rádio da internet
Em 2019 - O formato de escola hibrida e rádio online atual surgiu em com a ideia de apresentar o veículo rádio para as novas gerações, assim como "colaborar" com a escola e a família no desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes, utilizando para isto ferramentas de produção textual, mídias eletrônicas e digitais.
Neste período lançamos o livro Escolafm Diversão e Conhecimento Para Toda Vida no stand da Editora The Books na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Também tivemos visita guiada às rádios Nacional e MEC AM e entrevista para a TV Brasil (EBC)
Em 2020 No período crítico da Pandemia de Corona Vírus a o projeto funcionou de forma online com envio de tarefas e correções por meio de aplicativo de voz. Com o fim do Isolamento em 2022 realizamos atividades presenciais e práticas no Curso de Apresentação e Produção de rádio e podcast com certificação da Escola Profissionalizante Foco & Diretriz em Copacabana com estágio na rádio comunitária Pop Rio no Catete e visita às rádios cariocas FM O Dia, Globo, Nova Brasil, Mix Rio, Paradiso, Tupi, Roquette Pinto entre outras. .
Em 2023 em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ e da professora e jornalista Renta Victôr realizamos o primeiro Escolafm LAB com participação de crianças típicas e atípicas na Biblioteca Parque Estadual. Recebemos uma procura significativa de pais com filhos neuro divergentes com T21, TDAH, TOD e TEA.
A conclusão das oficinas de comunicação e habilidades emocionais foi a apresentação ao vivo de um programa de rádio produzido pelos alunos. Eles também tiveram atividade de campo fazendo reportagem e entrevistas no Festival Luz na Educação (LED) produzido pela TV Globo.
Entrevista com o coordenador para o Canal RadioEdu
Em 2025 – As atividades se concentraram no lançamento do Livro Frequência e Sintonia na Escola, com a curadoria do coordenador do projeto Jorge Moreno. O livro apresenta projetos, sugestões e opiniões de educomunicadores do Brasil, Portugal e Argentina.
Neste tempo também estamos nos dedicando ao apoio e promoção de projetos de rádios escolares como o IFPRádio Conta Pra nós do Instituto Federal do Paraná de União da vitória.
