Offline
Diversão e conhecimento para toda vida!

Frequência e sintonia na escola!

A Escolafm é a rádio oficina da Plataforma Radioescola. Educação disrruptiva e Comunicação acertiva

Um projeto inspirado nos ideais de Edgard Roquette-Pinto, Anisio TexeiraPaulo Freire e José Pacheco.

A nossa programação simula uma escola com três turnos, sem as conhecidas "séries".

A aprendizagem é baseada em projetos e visa a formação de cidadãos conscientes e participativos. 

Oferecemos uma experiência única de edutainment em um espaço híbrido de inclusão e diversidade. 

*Edgard Roquette-Pinto e Anísio Teixeira foram figuras centrais na história da educação e comunicação no Brasil, especialmente no campo da radiodifusão educativa. Roquette-Pinto é considerado o "pai da radiodifusão no Brasil", tendo fundado a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923, a primeira emissora brasileira. Anísio Teixeira, por sua vez, foi um educador que, junto com Roquette-Pinto, implementou a Rádio Escola Municipal, pioneira no ensino à distância. Ambos foram defensores da educação pública e da democratização do acesso à informação e ao conhecimento. 

Congresso Nacional de rádio escolar na Espanha
Publicado em 10/02/2025 08:31
Novidades

Em setembro passado participei como palestrante no primeiro Congresso Nacional de Rádio Escola, realizada em Cuenca na Espanha.

Durante o evento, Pilar Pareja apresentou a primeiro pesquisa sobre rádio escolar na Espanha, cujo objetivo era oferecer uma fotografia do uso desta ferramenta educacional em nosso país.

Pareja destacou que os dados refletem como a rádio escolar está transformando smetodologia de aprendizagem nos centros que decidiram implementá-la.

Esse relatório foi realizado graças à colaboração de 2.073 centros educativos em todo o país.

Espanha, muitos deles do Ensino Primário, que responderam a um questionário simples. Nesta amostra, mais de um terço tinha um projecto de rádio escolar.

Um aspecto relevante que o relatório aponta é que nas comunidades que têm, apoiou e promoveu redes de rádios escolares, o número de centros com projetos rádio aumentou consideravelmente.

Além disso, observou-se que em 2021, após o regresso à normalidade pós-pandemia, muitos mais centros optaram por integrar este ferramenta em suas salas de aula.

Segundo Pareja, isso ocorre porque o rádio cria conexões e fortalece a comunidade educativa. Um exemplo claro é esta colaboração que surgiu entre Espanha e Brasil.

Por fim, convido a comunidade de educomunicadores do Brasil a preparar um relatório semelhante, que sirva de base para uma radiografia que permita tirar conclusões valiosas para o desenvolvimento deste lindo projeto que você tem em mãos.

Ao vivo ou rádio!

Jesús Ángel Pindado Ocaña, professor do Ensino Básico e apaixonado pelo mundo da comunicação e tecnologia.

Correspondente da Rede RadioEscola na Espanha 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!